segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Panóplia essencial

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Este é um ditado muito popular e que tem todo o sentido, principalmente para aqueles que vão evoluindo à medida que o tempo vai passando. Com as vontades vão também outras coisas. Coisas essas que antes, ao olharmos para elas, nos pareciam fundamentais à nossa sobrevivência e que hoje constituem uma minúscula parte daquilo a que chamamos vida. Não as posso desvalorizar, porque foi com elas que aprendi quando errei. É engraçado olhar para trás e ver como tudo muda à velocidade da luz. O que ontem era crucial, hoje é desnecessário!
Os sonhos são maiores, a ambição também e o bichinho que temos cá dentro torna-se cada vez mais insuportável com o desejo de sair cá para fora! Talvez seja por isso que as pessoas vão mudando as suas perspectivas de vida, desmoronando as antigas e ganhando novas virtudes que quase nunca ninguém entende.
Infelizmente, a corrente do tempo também arrasta da nossa praia aqueles amigos que pensámos que seriam de uma vida. Uns vão, outros vêm. Mas não era melhor se pudéssemos ficar com todos? Até parece um pouco injusto, mas na realidade é a escolha acertada que o nosso destino faz por nós sem nos consultar. Os dispensáveis irão todos nessa corrente e os mais fortes e verdadeiros hão-de conseguir sempre resistir-lhe... vale mais poucos e bons que muitos e que nem uma lágrima podem enxugar!
São momentos dificeis e de decepção que, adicionados a todos os outros pedaços que nos compõem, formam a nossa essência, o nosso carácter.
Enfim, é tudo uma panóplia de coisas que nos fazem sentir vivos! E é mesmo assim que temos que enfrentar a vida, ainda que não tenhamos muitos motivos para seguir sorrindo. Mas, não nos esqueçamos que é sorrindo que a tornamos mais colorida, mesmo quando vemos tudo a preto e branco! É possível que assim possa surgir algo ou alguém que com um simples olhar nos dê toda a força que necessitamos para realizar o que pensámos impossível!

1 comentário:

  1. O essencial é ter essa visão simples e profunda.

    É combinar experiência com jovialidade...
    É estar sempre alerta,ativo...

    Descobrindo em cada momento uma chuva de significativas oportunidades de aprendizado...

    ResponderEliminar